domingo, 1 de setembro de 2019

Deputada pede que Mesa Diretora reveja cancelamento do Troféu

O cancelamento da 24ª edição do Troféu Câmara Legislativa – com o qual a Casa premia a produção cinematográfica do Distrito Federal –, anunciado na semana passada, foi tema de pronunciamento da deputada Arlete Sampaio (PT), na sessão ordinária desta terça-feira (27). Ela fez um apelo à Mesa Diretora para que reveja a decisão. Dirigindo-se ao presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), a distrital pediu que a Mesa Diretora "reflita com muita serenidade, para readmitir a premiação"

Arlete Sampaio pediu que a Mesa Diretora "reflita com muita serenidade, para readmitir a premiação"
Arlete lembrou que, recentemente, o setor cultural do DF já sofreu um revés com a suspensão do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). "E essa decisão da Casa é muito prejudicial para a produção cinematográfica e para a cultura local", avaliou. Para ela, a disputa pelo Troféu Câmara Legislativa, como parte do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, "um dos mais importantes certames do cinema nacional, só enaltece a CLDF".

Amazônia – Entre os diversos assuntos abordados pelos deputados distritais na sessão de hoje, a situação da Amazônia foi destacada. Para Chico Vigilante (PT), "o bioma está virando cinzas". O parlamentar defendeu que sejam tomadas providências imediatas e lamentou que o governo federal esteja abrindo mão de ajuda de países do bloco europeu.

Por sua vez, Fábio Felix (PSOL) observou os impactos das queimadas no centro-sul brasileiro. Fez críticas ao governo Bolsonaro que, "desde o início, enfraquece as políticas ambientais do País". Na avaliação dele, o ministro do Meio Ambiente deveria pedir demissão. "A prioridade do governo é desmontar. Por isso, na reunião de hoje com os governos da Amazônia Legal, atacou os povos originários, em vez de respeitar a população indígena". Segundo o deputado, "o mundo percebe que temos um presidente incompetente e que tem dado as costas para a Amazônia e para o Brasil".

Visita – Durante a sessão ordinária, o plenário da Casa recebeu a visita da deputada federal Patrícia Ferraz (PR-AP). A presença da parlamentar foi registrada pelo deputado Iolando (PSC), primeiro-secretário, que no momento presidia os trabalhos.

Publicidade

Publicidade

Arquivo